A importância de estudar teoria musical

Antes entrar na Teoria Musical propriamente dita, gostaria de falar da importância do seu estudo. E não me refiro apenas ao conhecimento básico, mas a tudo o que se refere à leitura e escrita musical, como tonalidades, transposição, intervalos, escalas em todos os tons, modos de escalas, entre tantos outros assuntos.

É importante lembrar que a Teoria Musical faz parte do aprendizado, seja de instrumentistas ou cantores, todos devem ter conhecimento, pelo menos básico. Afinal, a Música é uma linguagem muito particular e ficar de fora da conversa quando se está falando de divisão, acordes ou tonalidades não é nada agradável, não é mesmo?

Nada contra quem toca de “ouvido”, pois muitos músicos conseguem identificar escalas e acordes, tocar bateria ou outro instrumento sem sequer ter colocado os pés em uma escola de música.

Me lembro que quando comecei a estudar música, no início da década de 1980, tínhamos poucos livros de teoria, basicamente só existia o livro da professora Maria Luiza de Mattos Priolli, chamado de “Princípios da Música Para a Juventude“. As provas para músico miltar e conservátorios se baseavem nesse livro.

Hoje com a internet o conhecimento sobre Música ficou bem mais fácil de ser adquirido. com apenas um telefone celular em mãos, uma pessoa já consegue assistir a várias aulas. Mas é necessário ter muito cuidado com promessas de aprender música de uma hora pra outra. Tem que haver dedicação, compromisso e disciplina. E quanto mais cedo puder começar, melhor.

Música Como Profissão

É possível viver de música?

A minha resposta é sim, é possível viver de música desde que você tenha bem claro de que, assim como qualquer outra profissão, a Música tem os seus obstáculos a serem vencidos. É preciso pensar no caminho que deseja seguir, e existem vários caminhos, acredite.

Se o seu sonho é tocar ou cantar em uma orquestra sinfônica, saiba que o caminho é árduo. São realmente necessárias várias de horas de dedicação ao estudo do instrumento ou da voz em busca da perfeição. Não há lugar para erros quendo se está executando uma obra onde todos se dedicam e você dá desculpas que não houve tempo para estudar.

O mesmo acontece em concursos para as bandas de música militares ou entrada para o curso de Bacharel em uma faculdade de música. Tem que passar pelo Teste de Habilidade Específica (THE) e seguir dando o seu melhor nas aulas que se seguirão no decorrer do curso.

O caminho da Licenciatura

Já para quem gosta de ensinar, existe a carreira de professor de música. Para isso, é necessário passar por um curso de Licenciatura em Música, o que lhe dará habilitação para lecionar na educação básica seja na rede particular de ensino ou na rede pública, via concurso público.

Teoria Musical no Dia a Dia

Agora, se o seu obejetivo é tocar em bares, seja com bandas ou sozinho, no melhor estilo voz e violão; se deseja tocar na igreja ou acompanhar artistas, o conhecimento da Teoria irá lhe ajudar nos assuntos básicos, como ler uma partitura, identificar cifras, fazer gravações de estúdio, onde cada minuto conta e não dá tempo de ficar estudando a música na hora. Tem que ler de “primeira vista”, já sair tocando quando for preciso.

Você também poderá trabalhar como copista de partituras. Existem cursos técnicos na área, onde irá aprender a escrever das peças mais simples até transcriçoes para grandes orquestras.

Por Onde Começar

Não deixe para depois. Comece hoje mesmo os seus estudos de Teoria musical. Procure por literaturas consagradas, pesquise os grandes autores, conheça sobre História da Música e História da Arte. Você irá me agradecer depois que experimentar os resultados da sua dedicação.

Um grande abraço e que Deus te abençoe rica e abundantemente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *